Ao menos 10 deputados vão disputar na RMF

 Ao menos 10 deputados vão disputar na RMF
 ( Foto: José Leomar )
Dos 46 deputados estaduais na Assembleia Legislativa, cinco são cotados para disputar a eleição na Capital e outros cinco em municípios da RMF

Nas eleições de outubro, pelo menos dez deputados estaduais disputarão o cargo de prefeito na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a mais densamente povoada e com melhores condições socioeconômicas do Ceará. Os municípios que compõem esta área são visados pelos parlamentares devido a uma identificação política que têm ou pela importância no cenário político, econômico e social do Estado. Além de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia são municípios importantes para projetos políticos de 2018, ano de eleições para deputados, senadores, governadores e presidente da República. De acordo com o pré-candidato em Maracanaú, Júlio César Filho (PDT), a legenda tem interesse em eleger gestores para estas cidades ou apoiar aliados do governador Camilo Santana. A Região Metropolitana de Fortaleza, que possui hoje quase quatro milhões de habitantes, até 2020 tende a concentrar, praticamente, a metade da população cearense. É nela onde se situam os dois maiores colégios eleitorais do Estado: Caucaia e Fortaleza. A Capital e o município de Maracanaú ainda detêm os dois maiores PIBs do Ceará. 
Devido à importância dos municípios da região, até o momento, dez parlamentares têm sido cotados em suas legendas para disputar as eleições nestas cidades, sendo cinco só na Capital. Heitor Férrer (PSB), Tin Gomes (PHS), Ely Aguiar (PSDC), Wagner Sousa (PR) e Renato Roseno (PSOL) devem disputar o cargo de prefeito em Fortaleza.

Júlio César Filho disputará em Maracanaú; George Valentim (PCdoB), em Maranguape; Naumi Amorim (PMB), em Caucaia; Bethrose (PMB), em São Gonçalo do Amarante; e Carlomano Marques (PMDB) deve ser postulante em Pacatuba.

Apesar de dizer que o PSOL ainda não tem decisão em torno de seu nome, Renato Roseno afirmou que, pelo fato de a RMF ter grande concentração socioeco-nômica em seus municípios, há interesse maior pelas candidaturas. "Hoje, existe uma macrocefalia no Ceará, e a Região Metropolitana de Fortaleza tende a ter, até 2020, metade da população do Estado. Claro que é uma questão socioeconômica".

Articulações

Heitor Férrer, por outro lado, afirmou que seu interesse em disputar a Prefeitura de Fortaleza é unicamente por uma "identificação grande com a cidade". Ele tem encontrado dificuldades para conseguir apoios e disse achar muito difícil reverter a situação.

Júlio César Filho ressaltou que, no PDT, há uma preocupação com o projeto de 2018, e cidades como Maracanaú e Caucaia são de suma importância para os interesses da sigla. "Essas eleições visam fortalecer o projeto liderado por Cid, Ciro e Camilo para as próximas", disse.

Em Caucaia são, atualmente, nove pré-candidatos, mas, conforme Naumi Amorim, este número pode ser reduzido para três ou quatro postulantes. Segundo ele, o seu partido, o PMB, está em diálogo com outras legendas, estando mais avançado com PSD, PSDC, SD e PT.


EmoticonEmoticon