O curso de medicina da UPE em Serra Talhada é o mais concorrido do interior Pernambucano


O anúncio da concorrência do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3), da Universidade de Pernambuco (UPE), para o ano de 2017, mostrou a força da interiorização do ensino superior no Estado. Dos dez cursos mais procurados pelos alunos do sistema universal, seis são de municípios do interior. A proporção é ainda maior no sistema de cotas: oito entre os dez mais requisitados.
O campeão de concorrência no sistema universal é o curso de direito no Recife, com 52,5 candidatos por vaga. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, medicina em Serra Talhada, no Sertão (31 alunos por vaga) e em Garanhuns, no Agreste (29,69).




No sistema de cotas, odontologia na cidade de Arcoverde, no Sertão do Estado, é o campeão, com 22 candidatos para cada uma das dez vagas disponíveis para 2017. Em segundo e terceiro, respectivamente, direito no Recife (22 por vaga) e medicina em Serra Talhada, com 20,5 candidatos. A seleção da UPE pelo sistema seriado terá um total de 11.491 inscritos para 1.730 vagas em 53 cursos. A mesma quantidade é ofertada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também serão oferecidas 960 vagas pelo sistema de Ensino a distância (EAD), para cidades do interior onde não existem campus da UPE.




Números - As mulheres são maioria entre os postulantes do SSA3, com 61,7% das inscrições. Observa-se um certo equilibro na distribuição dos candidatos entre as redes privada e pública de ensino: 47,9% e 45,7% dos inscritos, respectivamente. Os outros 6,4% são de alunos de outros Estados.




O acesso universal - sem cotas - ainda responde por 82,7% das inscrições.
Já o sistema de ação afirmativa (política de cotas), responde por 17,3%. Apesar da adesão maciça de candidatos oriundos do interior do Estado, é no campus da Benfica, no Recife, que se concentra o maior percentual de alunos inscritos: 3.673, ou 32% do total.




Segundo o pró-reitor acadêmico da universidade, Luiz Alberto Ribeiro, a interiorização da UPE será reforçada nos próximos dois anos. "As obras do campus de Arcoverde estão adiantadas e os aprovados nos cursos de odontologia e direito na seleção deste ano já começarão as aulas no início de 2017". A unidade de Serra Talhada, também no Sertão, deverá ficar pronta no início de 2018, para o curso de medicina. "Trata-se de um ganho enorme para milhares de alunos que tinham dificuldade em vir estudar no Recife. Eles ficam perto das famílias e isso se reflete em um melhor desempenho".




Para o coordenador de vestibulares da UPE, Ernani Martins, o anúncio da concorrência da seleção serve para dar ao aluno a dimensão do desafio que encontrará pela frente. "Mas o número real da concorrência vai depender do dia da prova, de quantas pessoas realmente vão comparecer". As provas do SSA3 acontecem nos dias 13 e 14 de novembro. As do SSA2 e SSA1 (para alunos do segundo e primeiro ano do Ensino Médio), nos dias 27 e 29 de novembro e 4 e 5 de dezembro, respectivamente. O Enem acontece nos dias 5 e 6 de novembro

Fonte: Blog do Didi Galvão


EmoticonEmoticon