Granja e Tabuleiro do Norte registram as maiores chuvas do Ceará em 2019, diz Funceme


Granja choveu 176 milímetros e em Tabuleiro do Norte 167,2 milímetros.

Por Gioras Xerez, G1 CE

Vários bairros de Tabuleiro do Norte tiveram ruas e avenidas alagadas. Trânsito ficou complicado. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares



Os municípios de Granja, na Região Norte do Ceará e Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, registraram as maiores chuvas entre as 7h de quarta-feira (13) e 7h desta quinta-feira (14). Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as cidades tiveram precipitações de 176 milímetros e 167,2 milímetros, respectivamente.


Ainda segundo a Funceme, estes são os dois maiores registros de chuva em 2019. O órgão destacou ainda que Granja computou, no Posto Pluviômetro de Timonha, a terceira maior chuva da história da cidade.


Em Tabuleiro do Norte, moradores registraram vários pontos de alagamentos. A Avenida Antônio Alves Maia, que passa por vários bairros da cidade, ficou intransitável. Houve queda de árvores nos bairros São Vicente e Macena. Em Granja, houvo registros de alagamentos no Centro do município e, principalmente, na Zona Rural.

Granja a chuva também deixou ruas alagadas principalmente na Zona Rural da cidade. — Foto: Matheus Ferreira/TV Verdes Mares


Aproximação da Zona de Convergência


Choveu em pelo menos 105 municípios cearenses no mesmo período. Depois de Granja e Tabuleiro do Norte, tiveram os maiores índices de chuva os municípios: Ibaretama (117 mm), Pacoti (116,6 mm), Aracoiaba (105 mm), Quixeramobim (100 mm), Ocara (89 mm) e Viçosa do Ceará (83 mm).


O principal fator para as chuvas, segundo a Funceme, é a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa Norte do Nordeste. O órgão reforça também que também há a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que apresentou melhor posição em relação ao começo da semana.


EmoticonEmoticon