Quadrilha deu prejuízo acima de meio milhão de reais com 'chupa-cabras', um dos suspeito foi preso na noite desta segunda feira 21 em Acopiara-Ce

Chupa-cabras modernos filmavam a digitação das senhas e enviavam os dados a uma central. Quatro suspeitos estão presos e outros três permanecem foragidos

Foto: Divulgação PC



Terminal eletrônico que foi alvo da quadrilhaUma quadrilha de sete pessoas deu prejuízo de mais de R$ 600 mil no Espírito Santo com “chupa-cabras” instalados em caixas eletrônicos. Quatro suspeitos já estão presos em São Paulo, mas a polícia capixaba pretende colher depoimentos deles no Espírito Santo, para concluir as investigações. Outros três estão foragidos e têm mandados de prisão decretados. A Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo auxiliam nas buscas.
Os presos são: Pedro Alcântara Batista, de 38 anos; José Felipe de Lourenzo Araújo, de 31 anos, conhecido como “Alemão” ou “Xuxa”; João Roberto Basílio Júnior, de 33 anos; e Izidoro Felex Batista, de 38 anos (irmão gêmeo de Pedro).Italo Teixeira Lima, de 35 anos, era um dos foragidos, estava com prisão decretada, de acordo com o delegado de Roubo a Bancos no Espírito Santo. O mesmo foi preso na noite desta segunda feira 21, pela a PM na cidede de Acopiara-Ce, Jordano Bruno. Os nomes dos outros foragidos estão sob sigilo. Aproximadamente 600 correntistas foram alvos dos criminosos.


Os equipamentos utilizados nos golpes foram encontrados em nove terminais de autoatendimento, entre supermercados, centros comerciais e agências bancárias. Esses locais incluem hipermercados, em Bento Ferreira (Vitória), Praia de Itaparica (Vila Velha), Parque Residencial (Serra), um shopping na Capital e um centro comercial localizado na Vila Rubim (também em Vitória).
Assista abaixo ao vídeo, disponibilizado pela polícia, que mostra quatro integrantes da quadrilha, modificando um terminal eletrônico. Eles – um homem de traje social com camisa azul, um rapaz de óculos escuros e outros dois que aparecem com uma caixa de papelão, que contém o chupa-cabras – fingem que estão trabalhando ou circulando normalmente no local, um hipermercado em Vitória.

Segundo Jordano Bruno, o Banestes era a instituição mais visada pelos criminosos. A suspeita é de que a falta de segurança do banco, que usava cartões sem chip, era a principal motivação da escolha. O Banestes informou à reportagem que já atualizou a base de dados dos cartões para novos modelos com chip, mais modernos e seguros. Além disso o banco realiza ações para incentivar os clientes a trocarem o modelo antigo pelo cartão com chip. Os clientes que não receberem seus cartões com chip devem procurar sua agência para troca de cartão e também atualizar seus dados cadastrais.
A investigação policial começou há cerca de três meses, mas os bandidos agiam desde fevereiro deste ano. Além do Espírito Santo, o bando agiu em outros seis estados. Jordano Bruno afirma que eles usavam os dados de clientes bancários para clonagem dos cartões, saques e compras de produtos, principalmente smartphones, que eram revendidos posteriormente.
Chupa-cabras que filmam senhas digitadas
Chupa-cabras modernos chegavam a filmar a digitação das senhas e enviavam os dados a uma central, sediada em São Paulo. “Os equipamentos ficavam em São Paulo, num espaço que chamamos de laboratório. Eles agiam em vários estados e para não serem descobertos deixavam essa parte logística em São Paulo”, explicou.
O delegado também orienta os clientes de agências bancárias para não caírem no golpe. “Verificando se chegou alguma pagamento estranho na fatura que registre a ocorrência e peça o ressarcimento à instituição financeira. E quando for utilizar um caixa procurar se tem algum detalhe diferente”, orienta.
Outros golpes

A quadrilha também praticou outras duas modalidades de golpe: uma é a ligação para clientes de agências dizendo que o cartão estava clonado ou com defeito, pedindo a senha para uso posterior; e outra era o envio de SMS com sorteio de prêmios, que só poderiam ser retirados com o depósito de uma quantia em dinheiro.


Italo Teixeira Lima, de 35 anos, era um dos foragidos, estava com prisão decretada, de acordo com o delegado de Roubo a Bancos no Espírito Santo. O mesmo foi preso na noite desta segunda feira 21, pela a PM na cidede de Acopiara-Ce
Italo Teixeira Lima, de 35 anos


Fonte: Rádio CBN Vitória


EmoticonEmoticon